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UM ESTUDO DA INTRODUÇÃO AO ENSINO DE LIMITE COM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA
Protocolo do SIGProj:   198670.1005.1480.03032015
De:19/03/2015  à  19/03/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Esse projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como os alunos utilizam a fatoração ao construírem a noção de limite em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Observamos que diversas pesquisas têm apontado o baixo desempenho dos alunos nesta disciplina em cursos na área de exata. Várias delas vêm destacando que os alunos têm dificuldades tanto em compreender a noção de limite, como também, em utilizar conhecimentos de matemática básica necessários no estudo desse conceito. Nesse sentido, em particular, a fatoração algébrica aparece como um dos conteúdos em que os alunos cometem muitos erros. Assim, pretendemos investigar a possibilidade de aproximações entre o que é proposto pelo professor e o que é mobilizado pelo aluno nas atividades introdutórias de estudo de limite que precisam da fatoração. Iremos utilizar como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD) que permite investigar como um conhecimento matemático “vive” em determinada instituição através do estudo da organização praxeológica existente.
Palavras-chave
   Teoria Antropológica do Didático, Limite, Fatoração, Licenciatura em Matemática.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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