«« Voltar
Narrativas interativas digitais como forma de estímulo a prática de escrita e leitura
Protocolo do SIGProj:   198616.943.124729.25022015
De:31/03/2015  à  28/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Vinicius Hartmann Ferreira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Feliz - Câmpus Feliz - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A leitura e a escrita são habilidades necessárias em todas as áreas do conhecimento. Porém, de acordo com testes internacionais como o PISA, os alunos com 15 anos no Brasil apresentaram resultados abaixo na média em provas que envolvem estas duas habilidades no ano de 2012. Acrescenta-se a isso que através do mesmo teste constatou-se que os alunos estão cada vez lendo menos por prazer, o que se reflete em seu desempenho. Neste contexto, iniciativas têm demonstrado que o suporte fornecido por ferramentas computacionais pode ter efeito positivo no desenvolvimento das habilidades de escrita e de leitura. Com isto, este projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de autoria de narrativas interativas digitais como suporte a práticas de ensino que estimulem o desenvolvimento e o interesse dos alunos pela escrita e pela leitura.
Palavras-chave
   Narrativas Interativas, Escrita e Leitura, Ferramenta de autoria
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar