«« Voltar
UFMT/Rondonópolis no Assentamento Rural 'Padre Josimo Tavares', São José do Povo-MT: ações relacionadas a diagnóstico ambiental nas propriedades, palestras, oficinas e minicursos - sustentabilidade ambiental para o bem comum.
Protocolo do SIGProj:   198456.955.28978.12032015
De:30/04/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  André Marcondes Andrade Toledo
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICAT/CUR - Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas / CUR
Unidade de Origem
  CENGAGReAMB/CUR - Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental/CUR
Resumo da Ação de Extensão
  Objetiva-se com a proposta uma ação para realizar o diagnóstico ambiental do Assentamento Rural Padre Josimo Tavares, no município de São José do Povo - MT. O assentamento localiza-se as margens do Rio Tadarimana, importante afluente do Rio Vermelho, curso d'água que corta o perímetro urbano de Rondonópolis e que alimenta o sistema de abastecimento de água do município. No assentamento, existem algumas nascentes, que localizam-se nos lotes dos produtores rurais. As Associações 17 de Março e Ampraj atuam como representantes da comunidade, intermediando, sobretudo, a realização de cursos, através de entidades educacionais, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entre outras. Na comunidade, será analisada a situação das áreas de preservação permanente (APPs) e a deposição de resíduos sólidos, os quais necessitam de um devido acompanhamento. O passo inicial é o desenvolvimento de ações, como reuniões, palestras, oficinas, mini-cursos, entre outras ações. As mesmas visam sensibilizar os produtores rurais do assentamento acerca da importância da preservação dos recursos naturais, como nascentes, solos, etc. O passo seguinte trata-se do georreferenciamento de uma área de aproximadamente 300 hectares e a construção de um banco de dados. Através destes dados será possível a aquisição de diversas informações, como traçado das curvas de nível nos lotes, entre outras.
Palavras-chave
   Assentamento Rural Padre Josimo Tavares, diagnóstico ambiental, recursos naturais.
Público-Alvo
  O público alvo são os pequenos produtores rurais do Assentamento Padre Josimo Tavares, em São José do Povo - MT, região as margens do Rio Tadarimana, afluente do Rio Vermelho, atendendo a um total de aproximadamente 400 pessoas externas a Universidade Federal de Mato Grosso.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   André Marcondes Andrade Toledo: amatoledo@gmail.com Matheus Nogueira Fonseca dos Santos: agricolanogueira@outlook.com
«« Voltar