«« Voltar
História das instituições educacionais e seus acervos escolares na cidade de Osório – RS (Cópia) 21-02-2015
Protocolo do SIGProj:   198281.943.73608.22022015
De:28/02/2015  à  27/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Um dos temas atuais na pesquisa em História da Educação refere-se aos acervos escolares, por constituírem espaços de preservação da memória e da identidade das instituições educacionais. Destaca‐se, ainda, que tais acervos viabilizam o acesso a uma série de fontes de pesquisa para quem se dedica à investigação historiográfica sobre a temática educacional. Para tal fim, iniciou‐se em 2012 o mapeamento dos acervos escolares da cidade de Osório‐RS. Neste mesmo ano, todo o acervo fotográfico da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório foi digitalizado. Em 2013, deu-se continuidade ao projeto iniciado no ano anterior, efetuando‐se sua organização e catalogação do acervo fotográfico da referida instituição. Para tanto, o projeto contou com recursos do Edital PROPI n.º 015/2012, bem como com uma bolsista BICTES, uma bolsista BICET e dois bolsistas PIBIC-EM. Em 2014, o projeto foi renovado e contou com os mesmos bolsistas do ano anterior. O número de notícias e documentos transcritos aumentou consideravelmente e foram apresentados trabalhos que versaram sobre as temáticas: moda e educação, representações da infância e práticas religiosas em uma escola laica. Para o ano de 2015, propõe-se a renovação do projeto com o objetivo de continuar a análise do material coletado, assim como iniciar a catalogação do acervo da Escola Cônego Pedro Jacobs. Para tanto, será mantida a pesquisa em periódicos e outras fontes escritas disponíveis.
Palavras-chave
   instituições escolares, memória, acervos escolares
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar