«« Voltar
Projeto 'Bicho por dentro' - uma parceria entre o Laboratório de Anatomia Comparada e o Zoológico da UFMT (cópia) 19-02-2015
Protocolo do SIGProj:   198152.955.7373.20022015
De:30/04/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Flávio de Rezende Guimarães
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  FAMEV - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria
Unidade de Origem
  DPA - Departamento de Producao Animal
Resumo da Ação de Extensão
  Os animais silvestres do Zoológico da UFMT (aves, mamíferos e répteis da fauna regional), que após o óbito seriam descartados, serão destinados ao Laboratório de Anatomia Comparada da UFMT e submetidos a técnicas anatômicas para a confecção de esqueletos e peças anatômicas. O acervo é exposto ao público no Museu Anatômico de Animais Selvagens (MAAS), localizado no Zoológico da UFMT, Campus Cuiabá, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, além do caráter itinerante. Estão disponibilizados os esqueletos das seguintes espécies: sucuri (Eunectes sp); ema (Rhea americana); jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare); lobo guará (Chrysocyon brachyurus); veado catingueiro (Mazama gouazoupira); tachã (Chauna torquata); raposa-do-campo (Pseudalopex vetulus); cutia (Dasyprocta sp); macaco-aranha (Ateles paniscus); tuiuiú (Jabiru mycteria); anta (Tapirus terrestris); gavião real (Harpia harpyja), ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus); tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), entre outros. O projeto tem como objetivo incluir no roteiro de visitação do zoológico um acervo anatômico selvagem, socializando o conhecimento da anatomia dos animais, sensibilizando a comunidade quanto à preservação da fauna e dando destinação científica ao corpo dos animais que foram a óbito no zoológico. O museu foi aberto ao público no dia 13/09/2007, tendo sido visitado até o momento por aproximadamente 30 mil pessoas.
Palavras-chave
   MUSEU, ANATOMIA, ANIMAL SELVAGEM, ESQUELETO, ZOOLOGICO
Público-Alvo
  Professores e estudantes do ensino fundamental e médio; Estudantes universitários; Turistas; Entidades não governamentais; Instituições de pesquisa; Comunidade em geral.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Laboratório de Anatomia Veterinária da UFMT - 36158654
«« Voltar