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Design e complexidade: o processo de desenvolvimento de produtos de moda na indústria de confecção do vestuário
Protocolo do SIGProj:   198143.973.115750.19022015
De:31/12/2014  à  30/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Keila Marina Nicchelle
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente pesquisa aborda o processo de desenvolvimento de produtos de moda na indústria de confecção do vestuário a partir da perspectiva epistemológica da complexidade em design. Esta abordagem justifica-se na natureza complexa dos problemas de projeto em design, considerados dinâmicos e fluidos, suscitando a reflexão da teoria e da prática em design de moda como um sistema de conhecimento multidisciplinar para intervir na realidade visando a inovação do processo de desenvolvimento de produtos de moda. A pesquisa tem como objetivo desenvolver um framework para implementação de estratégias de inovação pelo design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em indústrias de confecção do vestuário. Este estudo pretende dar continuidade a pesquisa desenvolvida na dissertação de mestrado Design de moda: a cultura de projeto na moda com base nos conceitos do design estratégico*, que compreendeu a realização de um estudo de caso múltiplo em três indústrias de confecção do vestuário de Erechim/RS a fim de possibilitar o entendimento do processo de desenvolvimento de produtos de moda neste contexto específico. Pretende-se, assim, realizar um novo estudo de caso múltiplo nestas três indústrias a fim de possibilitar um diagnóstico comparativo do processo de desenvolvimento de produtos de moda considerando as realidades observadas num intervalo de tempo de cinco anos. Pretende-se, ainda, realizar uma pesquisa-ação numa destas indústrias para implementar estratégias de inovação pelo design no processo de desenvolvimento de produtos de moda. Como resultado, espera-se criar oportunidades de inovação pelo design com vistas ao aumento da competitividade da indústria da moda.
Palavras-chave
   Complexidade, Design, Design de Moda
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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