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O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Engenharia Didática do Interacionismo Sociodiscursivo: possibilidades para um ensino interdisciplinar na área de Linguagens?
Protocolo do SIGProj:   197978.1005.8203.03032015
De:28/02/2015  à  12/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Edna Pagliari Brun
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  DLE/CCHS - Departamento de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa pretende investigar o trabalho de professores da área de Linguagem, que estão ou estiveram em formação continuada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) - programa do Ministério da Educação e Cultura em parceria com as Secretarias de Educação de Estados e Instituições de Ensino Superior -, e suas relações com o objeto de conhecimento e com alunos desse nível de escolarização. Mais especificamente, será centrada nas relações entre os professores, o conteúdo ensinado e as estratégias pedagógicas utilizadas por eles, tendo como pano de fundo textos de orientação de gêneros prescritivos ou normativos que permitem o acesso aos modelos de atividade e de ação que possam reger o agir do professor; e os procedimentos teórico-metodológicos desenvolvidos com base nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Desse modo, a pesquisa fornecerá dados que permitirão analisar se a engenharia didática, proposta sustentada e desenvolvida pelo aparato teórico-metodológico do ISD, pode tornar possível um trabalho educacional, que, além de positivo para a aprendizagem pretendida, possa integrar as disciplinas da área de Linguagem – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física –, favorecendo o ensino interdisciplinar no Ensino Médio, tal qual é preconizada pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Além disso, será possível avaliar os primeiros resultados da formação continuada ministrada pelos formadores institucionais da UFMS a professores do Ensino Médio por meio do PNEM, Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e UFMS, no período de 2014 a 2015.
Palavras-chave
   PNEM, engenharia didática, interdisciplinaridade, formação continuada
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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