«« Voltar
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS FINANCEIRAS PARA O CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP.
Protocolo do SIGProj:   197823.990.220873.25022015
De:31/03/2015  à  19/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Gilson Rogerio Marcomini
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SBV - São João da Boa Vista
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto visa implantar e acompanhar o uso de ferramentas de gestão financeira aplicados para pessoas da Terceira Idade no contexto do gerenciamento de suas finanças domésticas. O projeto irá selecionar 10 pessoas (famílias) formadas por pessoas com mais de 60 anos de idade (Terceira Idade) e irá acompanhar esse grupo por um período de 06 meses. O projeto fará um levantamento inicial da situação financeira dessas pessoas, bem como é realizado o processo de gestão financeira doméstica, realizando uma análise diagnóstica de todo esse processo. Feito isso, essas pessoas serão orientadas quanto ao uso do planejamento financeiro e do uso de orçamento financeiro doméstico. Assim, essas ferramentas serão aplicadas ao contexto desse público. O estudo pretende acompanhar um grupo de 10 famílias compostas por pessoas da terceira idade a fim de coletar e analisar informações sobre a situação financeira doméstica dessas famílias, desenvolvendo e implementando a utilização de ferramentas de gestão financeira, basicamente o uso de planejamento financeiro e orçamento financeiro, durante o período de 6 meses, onde essas famílias serão orientadas sobre o uso das ferramentas de gestão financeira, com o intuito de melhorar esse aspecto nesses grupos de famílias. Ao final do período, serão analisados aspectos comparativos entre o histórico de gerenciamento financeiro adotado pelas famílias e os resultados alcançados após o projeto, evidenciando os resultados e o contexto geral proporcionado pela gestão financeira eficiente.
Palavras-chave
   Terceira Idade, financeiro, doméstico, gestão, ferramentas
Público-Alvo
  Pessoas da 'Terceira Idade', tanto viúvos, solteiros ou casados, residentes na cidade de São João da Boa Vista, SP, que desejam colaborar com o estudo e aprender técnicas de gestão financeira doméstica, com o objetivo de gerenciar de forma adequada as suas finanças pessoais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar