«« Voltar
Mulheres no ensino superior: questões de gênero e diversidade
Protocolo do SIGProj:   197547.955.32108.26022015
De:30/04/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Nilce Vieira Campos Ferreira
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  IE - Instituto de Educação
Unidade de Origem
  DTFE - Departamento de Teoria e Fund. da Educacao
Resumo da Ação de Extensão
  Temos como finalidade circunscrever e difundir a participação feminina no ensino superior mato-grossense, debruçando-nos sobre a história das mulheres e relações de gênero. Visamos divulgar a participação de mulheres que contribuíram para traçar o perfil sociopolítico da região, que atuaram na criação e consolidação do ensino superior, no mapeamento dos territórios, na atuação da mulher no espaço público visando. Como parte complementar incluímos procedimentos e experiências que integram a conjuntura acadêmica teoria e prática, visando a organização das ações extensionistas que incluem: grupo de estudos, coleta de documentos e iconografia, entrevistas com servidoras da UFMT, reuniões gerais para produção e filmagem do documentário, entre outras ações, no intuito de difundir e compartilhar a participação feminina nos espaços públicos. Este programa contempla ciclos de estudo, cursos, oficinas abrangendo estudos e debates acerca dos desafios e ações de mulheres que influenciam os acontecimentos e tomam parte na vida pública, em suma, tratamos da história das mulheres e relações de gênero. A intervenção historiográfica abrangerá momentos de trabalho no qual pressupomos o envolvimento de graduandos e docentes em busca de inovações, de interpretações para consecução das atividades previstas. O registro da participação feminina nos primeiros anos da UFMT, 1970-1990, permitir-nos-á explorar as relações de gênero nas instituições educativas e suas implicações, na compreensão maior de que a educação é um fenômeno social construído coletivamente com a participação de muitos atores, cabendo-nos destacar e difundir importante vivências comuns, os trabalhos, as lutas, as sobrevivências, as resistências das mulheres e suas implicações.
Palavras-chave
   Mulheres, Gênero, Historiografia, Extensão, UFMT.
Público-Alvo
  O público alvo abrange a comunidade UFMT. Entendemos essa comunidade como composta por alunos da Graduação e Pós-graduação, Servidores e Comunidade Externa da UFMT. Dessa forma, o raio de abrangência torna-se amplo alcançando significativa parte da sociedade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Nilce Vieira Campos Ferreira nilcevieiraufmt@gmail.com Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação. Avenida Fernando Correa da Costa, 2367 Boa Esperança 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil Telefone: (65) 36158458 URL da Homepage: www.ufmt.br
«« Voltar