«« Voltar
Clínica de Insuficiência Cardíaca Coração Valente (Cópia) 07-02-2014 (Cópia) 06-02-2015
Protocolo do SIGProj:   197333.937.49045.06022015
De:31/03/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Carla Dantas Cavalcanti
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CME - Escola de Enfermagem
Unidade de Origem
  MFE - Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração
Resumo da Ação de Extensão
  Insuficiência cardíaca (IC) traduz a falência da prevenção e do tratamento das cardiopatias. Apresenta elevada prevalência, incidência, morbidade e mortalidade e oneram o SUS. Por existir baixa aderência à terapêutica, busca-se estratégias para a melhoria da efetividade terapêutica como as medidas educativas, o suporte social, o fornecimento da medicação, a reabilitação, e o conjunto destas medidas integradas, interdisciplinares. As Clínicas de IC melhoram a qualidade de vida e reduzem internações, pois estudam comprovam que minimizam o absenteísmo, a interrupção na medicação, a transgressão às restrições dietéticas, a baixa atividade física, a depressão e o isolamento social. Este programa, quem tem atendido 200 pacientes desde 2007 visa melhorar a qualidade de vida e diminuir as internações pela síndrome e estimular graduandos e pós-graduandos ao estudo e pesquisa na área.
Palavras-chave
   insuficiência cardíaca, cardiomiopatias, adesão ao tratamento farmacológico, equipe interdisciplinar de saúde, cardiopatias.
Público-Alvo
  Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica Estável e seus Familiares; Alunos da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) das áreas de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   ana_carladc@yahoo.com.br
«« Voltar