«« Voltar
Psicologia e Educação Infantil: interações e significações (Cópia) 06-02-2015
Protocolo do SIGProj:   197272.937.49478.12022015
De:01/02/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Bernadete de Lourdes Alexandre Mourão
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Psicologia e Educação Infantil: interações e significações” se baseia na perspectiva histórico cultural e objetiva realizar um acompanhamento do desenvolvimento integral de crianças matriculadas nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) Portugal Pequeno e Alberto de Oliveira e levantar questões sobre a infância contemporânea. O acompanhamento envolverá observação, estudo, delineamento e execução de diferentes tipos de ações de forma articulada às desenvolvidas pela equipe de educadores das UMEIs Portugal Pequeno e Alberto de Oliveira. Quanto ao conjunto das atividades do projeto, vale destacar a organização e execução de brincadeiras e de oficinas de sentimentos com as crianças. Estas têm por objetivo principal fomentar o desenvolvimento de uma fala relacionada à afetividade como recurso expressivo de compartilhamento e compreensão de experiências vividas. De modo convergente com a perspectiva adotada, que entende o desenvolvimento humano fundado na interação social e no conjunto de significações nela constituídas, assume-se como eixo central do trabalho a abertura constante ao diálogo que ocorrerá através da construção de uma parceria com os educadores, crianças, pais e responsáveis.
Palavras-chave
   Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia e Educação Infantil
Público-Alvo
  Crianças matriculadas na UMEI Portugal Pequeno e na UMEI Alberto de Oliveira, pais e responsáveis das crianças e equipe de profissionais das UMEIs.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar