«« Voltar
Patrimônio cultural, conhecimentos tradicionais e educação indígena
Protocolo do SIGProj:   197202.937.11485.12022015
De:28/02/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Mariana Paladino
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  LABOEP - Laboratório de Educação Patrimonial
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Patrimônio Cultural, Conhecimentos Tradicionais e Educação Indígena” objetiva o desenvolvimento de reflexões e ações voltadas para a valorização e divulgação do patrimônio cultural indígena no âmbito da educação básica, privilegiando uma abordagem interdisciplinar. O patrimônio cultural indígena tem recebido um reconhecimento no âmbito da educação escolar principalmente a partir da lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena, considerando sua grande riqueza e contribuição para a compreensão da diversidade da cultura brasileira. Tal legislação está propiciando a demanda por esses conhecimentos. Este projeto pretende dar continuidade às atividades iniciadas em 2011, considerando a relevância da temática abordada e procurando atender demandas de maior qualificação recebidas por parte de professores de educação básica e de alunos de pedagogia e de licenciaturas. Para tanto, se organizará um curso de língua e cultura guarani, ministrado pelo professor guarani Alberto Alvares (primeiro semestre de 2015) e se realizarão duas oficinas sobre a temática indígena na escola (meses de maio e outubro). Também pretende-se consolidar o grupo de estudos envolvendo docentes e discentes da UFF e convidados externos. Outra ação importante diz respeito à difusão das ações que vimos empreendendo desde o início tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo a ela, através de dois instrumentos: o site do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural e o próprio espaço do laboratório, que conta com uma biblioteca especializada que pretende-se abrir para consulta. Com isso, espera-se subsidiar o trabalho de professores, alunos e pesquisadores.
Palavras-chave
   Patrimônio cultural, povos indígenas, conhecimentos tradicionais, ensino da temática indígena na escola, Lei 11.645/2008
Público-Alvo
  Professores da rede municipal e estadual de ensino do estado de Rio de Janeiro (educação básica); Alunos de pedagogia e de licenciaturas da Universidade Federal Fluminense e de outras universidades públicas e privadas localizadas no estado de Rio de Janeiro; alunos de escolas de Niterói.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural-Faculdade de Educação-UFF, bloco D, Campus de Gragoatá, sala 425.
«« Voltar