«« Voltar
Sistematização da Cartografia Social: Cartilha Socioespacial dos Quilombos de Oriximiná (PA)
Protocolo do SIGProj:   196941.937.48556.12022015
De:28/02/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Marli Cigagna
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGG - Instituto de Geociências
Unidade de Origem
  GAG - Departamento de Análise Geoambiental
Resumo da Ação de Extensão
  A ação busca publicar material pedagógico a partir da sistematização dos trabalhos dos projetos de extensão já realizados pela equipe com as comunidades quilombolas do Alto Rio Trombetas e município de Oriximiná. Visa produzir mapas e finalizar os que já estão em fase de término, iniciados junto às comunidades citadas acima,nas ações dos projetos “Etnomapeamento de comunidades tradicionais através das percepções do espaço vivido: a Ecoalfabetização e a Alfabetização Cartográfica”, 2012, e “Cartografia Social, Direitos Territoriais e Identidades Coletivas: Construindo outros mapas, afirmando outras territorialidades”, 2013. Este projeto vem sistematizar e refinar os dados adquiridos nos projetos anteriores, combiná-los com depoimentos de comunitários colhidos também nestes projetos citados acima e produzir uma cartilha socioespacial que se constitua como forma alternativa de ensino-aprendizagem, em suas diferentes atividades dentro e fora do ambiente escolar, se estendendo ao ambiente político que envolve as comunidades trabalhadas.
Palavras-chave
   Território, Cartografia Social, Comunidades Remanescentes de Quilombo, Oriximiná
Público-Alvo
  O Projeto tem como público alvo as escolas vinculadas a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Oriximiná, lideranças comunitárias das comunidades trabalhadas, além de todos os comunitários envolvidos na produção intelectual deste projeto. O projeto também tem alvo preferencial os alunos graduandos do curso de graduação em Geografia e outras áreas de interesse, alem da comunidade acadêmica em geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   tauasouza@id.uff.br
«« Voltar