«« Voltar
IMPLEMENTAÇÃO DO SISAN EM MATO GROSSO (Cópia) 03-02-2015
Protocolo do SIGProj:   196924.955.8171.09032015
De:30/04/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Aída Couto Dinucci Bezerra
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  FANUT - Faculdade de Nutricao
Unidade de Origem
  DAN - Departamento de Alimentos e Nutrição
Resumo da Ação de Extensão
  O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) permite formular, implementar, monitorar e avaliar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional (SAN) no Brasil, bem como estimular a integração entre governo e sociedade civil.O objetivo desta proposta é dar continuidade ao fortalecimento do SISAN no Estado de Mato Grosso, a partir de apoio ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (CONSEA-MT) e à Câmara Intersecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-MT), por meio de assessorias para elaboração e monitoramento da política pública estadual de SAN, bem como ações de capacitação, mobilização e comunicação entre os diversos setores e agentes sociais envolvidos. A Implantação e Gestão da Rede de Apoio a Implantação do SISAN (RAIS) está em desenvolvimento. A próxima etapa está organizada em quatro Eixos Temáticos:1)Implementação, Gestão, Acompanhamento e Monitoramento do SISAN MT e apoio a CAISAN MT; 2)Controle Social em SAN e apoio ao CONSEA MT e 3) Educação Alimentar e Nutricional (EAN) aos componentes do SISAN. A metodologia de base é a Educação Libertária/Popular. Está dividida em 04 atividades-chave: 1) Formação para Gestores e Atores Sociais de SAN no Estado de Mato Grosso; 2) Oficina de Apoio à Implementação do SISAN MT nos municípios que aderiram ao SISAN; 3) Implantação de Ações Estratégicas de EAN nas Políticas de SAN Estadual e 4) Elaboração de Materiais Pedagógicos. As quatro atividades, que operacionalizam com os eixos temáticos, consolidam o processo de trabalho de maneira integrada para o alcance do objetivo geral da proposta.
Palavras-chave
   SISAN, Capacitação, Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Saudável
Público-Alvo
  Gestores:Presidente do CONSEA MT; Coordenador da CAISAN MT Secretários de Estado ou seus representantes na CAISAN MT e Conselheiros do CONSEA MT (Governo e Sociedade Civil). Gestores das áreas de: saúde, educação, agricultura familiar, assistência social, planejamento de políticas públicas, meio ambiente, justiça e direitos humanos. Alunos do curso de graduação em Nutrição da FANUT/UFMT. Alunos do curso de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC) Alunos do curso de saúde coletiva do ISC/UFMT.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Fazer divulgação da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional a ser realizada em agosto de 2015 em Cuiabá/MT e das ações de apoio técnico ao CONSEA MT e/ou a CAISAN MT.
«« Voltar