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Jornada Paratodos: dança, diversidade e saúde
Protocolo do SIGProj:   196858.978.34292.02022015
De:20/09/2015  à  22/09/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marta Simões Peres
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  EEFD - Escola de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  A intenção deste festival é divulgar e compartilhar as ações, reflexões e produções artísticas do projeto de ensino-pesquisa-extensão Paratodos, atraindo mais estudantes e colegas parceiros, professores, funcionários. O eixo temático consiste nas questões ligadas aos estudos da deficiência, saúde mental, reforma psiquiátrica, conceitos de estigma, desvio, além de propostas experimentais em performance, dança, poesia e artes cênicas, em especial, a performance 'Leonídia', com a Trupe DiVersos. A ideia é intercalar eventos acadêmicos, comunicações, debates, a apresentações cênicas e de vídeos. O Paratodos oferece ininterruptamente, há cinco anos, aulas de dança para pessoas idosas, dos hospitais-dia do HMPhilippe Pinel e IPUB, reabilitandos do Instituto Benjamin Constant e cadeirantes. Os encontros reúnem estudantes, colaboradores e participantes (que não são pacientes, mas alunos). Durante os grupos de estudo, um participante trouxe a biografia de uma interna num hospício em Salvado, que supostamente enlouqueceu por amor ao poeta Castro Alves. O livro serviu de base para criar uma performance, na qual a história das personagens é entremeada a poemas, danças brasileiras (jongo), sob uma perspectiva crítica ao modelo asilar e ao preconceito. O roteiro foi construído coletivamente aplicando-se na cena o conceito de polifonia de Bakhtin, tendo sido a confecção de figurinos e objetos assumida por uma artesã. Fazem parte do grupo pessoas idosas, em tratamento no Pinel, IPUB, uma cadeirante e o ator que interpreta Castro Alves é deficiente visual. Trata-se de uma experiência em processo, em que a criação cênica por um grupo heterogêneo aumenta a permeabilidade entre universidade e sociedade.
Palavras-chave
   estudos da deficiência, saúde mental, estigma, danças brasileiras/jongo, performance
Público-Alvo
  Participantes das aulas do projeto de ensino-pesquisa-extensão Paratodos/UFRJ, estudantes dos cursos de graduação em dança, artes em geral e outros, estudantes de pós-graduação, UFRJ e outras instituições de ensino, professores, funcionários, pessoas interessadas em estudos da deficiência, parceiros do NIA/UFRJ(núcleo interdisciplinar de acesso), do H. M. P. Pinel, IPUB/UFRJ, Instituto Benjamin Constant, INES e Casa da Ciência.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Marta Peres martasperes@gmail.com medizehquelibra@gmail.com
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