«« Voltar
Uso da radiação gama como método de esterilização de plantas medicinais utilizadas no SUS: Estudos de genotoxicidade e fitoquímica de Mikania glomerata Sprengel
Protocolo do SIGProj:   196829.937.152603.06022015
De:31/03/2015  à  30/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Augusto de Freitas Peregrino
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PROEX - Pró-Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  LURA/EX - Laboratório Universitário Rodolpho Albino
Resumo da Ação de Extensão
  O mercado de medicamentos fitoterápicos movimenta de 400 a 500 milhões de dólares por ano no Brasil. No mundo, estima-se que o gasto com plantas medicinais chegue à cifra de US$ 27 bilhões. O Governo Federal aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), definindo o uso sustentável da biodiversidade brasileira, a valorização e preservação do conhecimento tradicional das comunidades e o desenvolvimento tecnológico e industrial como estratégicos. O processo de industrialização da matéria-prima vegetal garante uma reprodutibilidade do medicamento lote a lote, evita possíveis contaminantes por micro-organismos, além de padronizar a forma farmacêutica que deve ser utilizada. A carga microbiana presente na matéria-prima vegetal apresenta grande importância na fabricação destes medicamentos pela indústria farmacêutica. Embora o uso da irradiação gama para prolongar o tempo de preservação de produtos naturais seja cada vez mais usual, ainda é limitado o número de estudos avaliando se esses produtos irradiados podem se tornar genotóxicos, ou ainda, sobre como agem nas substâncias consideradas marcadores para fins de controle de qualidade do produto final. Considerando os aspectos citados, o presente projeto tem como propósito avaliar o potencial genotóxico e possíveis alterações fitoquímicas de extratos obtidos de Mikania glomerata Sprengel (guaco), uma das 8 espécies botânicas da Portaria GM/MS n° 4217/2010 aprovadas para o cumprimento do PNPMF.
Palavras-chave
   fitoterápicos, PNPMF, irradiação gama, controle de qualidade
Público-Alvo
  O projeto beneficiará as políticas do Ministério da Saúde para a implantação de novas tecnologias para ser aplicada aos produtores de plantas medicinais para fins de uso na indústria farmacêutica. Essa proposta está de acordo com PNPMF/MS - Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos, do Ministério da Saúde.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   lura@vm.uff.br
«« Voltar