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Projeto Acessibilidade (Cópia) 29-01-2015
Protocolo do SIGProj:   196559.951.72197.29012015
De:31/03/2015  à  30/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Karina Morais de Lira
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CE - CENTRO DE EDUCAÇÃO
Unidade de Origem
  DPSIE - Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto Acessibilidade versa sobre a inserção social de pessoas com deficiência, buscando estimular a criação de condições de acessibilidade atitudinal, didático-pedagógica, espacial e tecnológica. Em sua fase inicial, exploratória, o Projeto inclui atividades voltadas ao agrupamento de pessoas com deficiência, tais como contato e visitas a instituições especializadas e/ou parceiras; levantamento sobre pessoas com deficiência vinculadas ou não a UFPE; e planejamento e execução de ações que envolvam a participação dessas pessoas em Projetos/Ações de caráter público. O Projeto inclui ainda atividade de capacitação de pessoas com deficiência para atuarem como facilitadores da inclusão e atividades de informação e sensibilização tais como Cine Debate Acessibilidade, Grupos de estudo e seminários envolvendo profissionais e estudantes de áreas diversas como pedagogia, ciências biológicas, engenharia ambiental, turismo, geografia, engenharia civil, arquitetura, saúde, ciências da informação, computação e outros, de forma a estimular a promoção da acessibilidade, especialmente na dimensão atitudinal. A integração do Projeto ao plano de trabalho do Centro de Educação Inclusiva e do Núcleo de Acessibilidade da UFPE enriquece-o sobremaneira.
Palavras-chave
   Acessibilidade, Educação Inclusiva, Pessoas com deficiência
Público-Alvo
  O público-alvo central do Projeto se constitui por pessoas com deficiência visual, motora, surdez e/ou surdocegueira, com idades a partir de 16 anos e residentes na cidade de Recife. No entanto, desde que é voltado para a inserção social da pessoa com deficiência, o Projeto também envolve público-alvo de pessoas sem deficiência. Ainda que seja voltado para a comunidade externa a Universidade, o Projeto também concebe como público em potencial os alunos com deficiência matriculados na UFPE. No que tange a atividades referentes a sensibilização e/ou capacitação de recursos humanos - que favorecem a acessibilidade didático-pedagógica, inclusão escolar, inclusão digital, acessibilidade na web, acessibilidade físico-arquitetônica (espacial) e/ou acessibilidade atitudinal - o público alvo é potencialmente constituído por: a) professores e alunos com deficiência da rede pública de ensino; b) biólogos, engenheiros ambientais e outros profissionais atuando em ecologia, meio ambiente e áreas afins; c) turismólogos, geógrafos, historiadores e outros profissionais atuando no turismo, geografia urbana, história e áreas afins; d) arquitetos, engenheiros e mão de obra básica atuando na construção civil e urbanismo; e) profissionais das áreas de saúde, ciências da informação e educação atuando em instituições sociais públicas tais como hospitais, bibliotecas e escolas; f) profissionais da área da tecnologia, atuando no desenvolvimento e rotina de sistemas, aplicativos e ambientes virtuais; g) alunos de graduação da UFPE matriculados em cursos tais como pedagogia, ciências biológicas, engenharia ambiental, engenharia de pesca, oceanografia, turismo, geografia, história, ciências da informação, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, computação e engenharia da tele informática.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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