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Formação continuada para professores da educação infantil: referenciais curriculares em movimento (Cópia) 15-01-2014 (Cópia) 29-01-2015
Protocolo do SIGProj:   196497.951.118382.30012015
De:28/02/2015  à  29/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Zélia Granja Porto
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CE - CENTRO DE EDUCAÇÃO
Unidade de Origem
  Métodos e Técnicas de Ensino - Métodos e Técnicas de Ensino
Resumo da Ação de Extensão
  Projeto de Formação continuada para professores que atuam na educação infantil tendo como objeto de estudo os referenciais curriculares para educação infantil. Trata-se de um Projeto que inclui entre as atividades um curso de formação situada ou in sito, definida como processo sistemático de reflexão teoria-prática-teoria e análise dos impactos positivos desta formação em contextos geradores de aprendizagens de crianças. As relações de trabalho desses profissionais são redefinidas na medida em que se incorporam ao seu cotidiano a investigação científica e a pesquisa. O processo formativo envolverá a elaboração de diário etnográfico, por cada participante, e observações participante, encaminhadas por estudantes bolsistas e voluntários do Curso de Pedagogia, em escolas de educação infantil situadas no Município de Igarassu. As mesmas terão o objetivo de subsidiar o acompanhamento e a análise da prática pedagógica realizada em escolas, mediante trabalho conjunto de reflexão que articula teoria e prática, no intuíto de compreender e redefinir dificuldades e possibilidades para concretização de uma prática pedagógica voltada para a interação adequada entre crianças e o currículo escolar. Os registros das observações participantes e do diário etnográfico refletirão a atuação das professoras indicando em que medida sua prática será influenciada pelos estudos e orientações recebidas no curso de extensão, verificadas na medida em que atividades são adotadas na sala de aula em diferentes aspectos relativos à interação e atividades propostas. Dessa forma, o conhecimento se constrói e transformando-se em trabalho que não se separa ação, pensamento, sentimentos e formas coletivas, históricas e culturais de atividades significativas.
Palavras-chave
   Formação continuada, educação infantil, referencial curricular
Público-Alvo
  40 Professores que atuam na educação infantil da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e estudantes do Curso de Pedagogia
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   NUPEP - fone: 081 2126 8322 Secretaria de Educação de São Lourenço da Mata - Marize das Graças da Silva Duarte - Equipe de Ensino
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