«« Voltar
Modelo para diagnóstico de product-service system em ambiente corporativo
Protocolo do SIGProj:   196438.973.75599.29012015
De:10/03/2015  à  23/02/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Daniel Battaglia
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O processo de agregação de valor por meio de serviços aos produtos comercializados apresenta importância estratégica para as empresas modernas e que é denominado de “servitização”. As operações Logísticas e empresariais são, em sua grande maioria, desenvolvidas por meio de operações de serviços. Atualmente, segundo dados do IBGE (2014) o setor de serviços na economia nacional já representa aproximadamente 70% do PIB, fato este que evidencia a busca crescente de atividades de serviços por empresas nacionais e que contribua efetivamente para a alavancagem dos setores produtivos no País. O Product-Service System (PSS), abordagem gerencial que busca entregar soluções aos clientes (solução em gestão de frotas e logística, em energia, em TI), implica em mudanças na forma como as empresas desenvolvem, produzem e entregam seus produtos e serviços. Destaca-se que os serviços geram boa fonte de receita e de relacionamento com os clientes. A questão central para a pesquisa é: “Como diagnosticar o processo de PSS visando melhorar a competitividade das empresas?”. O objetivo geral é propor um modelo para diagnóstico de PSS em organizações que adotam tal estratégia de negócio. Serão realizados estudos em empresas distintas para compreender como o processo vem ocorrendo em diferentes ambientes. Estudar o conceito para a gestão de operações de serviços; compreender fatores críticos de sucesso para implantação de modelo de PSS; trabalhar com a abordagem como tentativa de gerenciamento adequado dos serviços para evitarem-se falhas e recuperar continuamente os processos.
Palavras-chave
   Product-service system, serviços agregados, operações, melhorias
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar