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Etnoeducação em Oriximiná-PA: Narrativas e alteridades
Protocolo do SIGProj:   196427.937.48442.06022015
De:28/02/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Johnny Menezes Alvarez
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Essa ação se articula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA, desenvolvido no âmbito do RAE e do Instituto de Psicologia (IPSi). Realizado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos, o Programa teve inicio em 2008 em Oriximiná. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a Educação, Patrimônio e a Etnografia, em Oriximiná/PA. A principal linha de ação se inscreve através de 'pesquisa-intervenção de construção coletiva' como metodologia que vem sendo denominada “etnoeducação patrimonial”. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente Projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que acontecem no campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos um estudo sistemático de nossas produções textuais feitas até hoje (diários de campo, textos de divulgação e das três publicações desenvolvidas pelo Programa - Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio vol 1, 2 e 3). Pretendemos ainda, criar e construir, através de oficinas de escrita, narrativas que estejam abertas aos discursos e suas alteridades. Um de nossos principais objetivos é elaborar, junto com os diversos atores, uma pesquisa-intervenção coletiva e plural, visando possibilitar narrativas plurais das experiencias de campo, sem que estas percam suas singularidades e contextos locais. Assim, o presente projeto visa instrumentalizar os participantes do Programa de Extensão para construir formas sólidas e singulares de narrativas do outro a partir da polifonia, dialogia e os múltiplos sentidos que atravessam nossa pesquisa.
Palavras-chave
   Narrativas, Polifonia, Alteridade, Experiência
Público-Alvo
  Público interno - Grupo de estudos: graduandos da UFF, especialmente de Psicologia, Produção Cultural, Comunicação, História e áreas afins, e Técnicos Administrativos. Público externo: - Grupo de estudos: membros da comunidade externa à UFF, sobretudo os da Secretaria de Educação e Cultura de municípios parceiros como Oriximiná sobre narrativas, patrimônio cultural, etnoeducação; Atendimento Indireto: Alunos das escolas participantes dos projetos pilotos executados por meio do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná – PROEXT 2015/16.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   proeduc.orixi.uff@gmail.com www.patrimoniocultural.uff.br
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