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Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Processos coletivos de ensino e aprendizagem
Protocolo do SIGProj:   196425.937.48442.06022015
De:28/02/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Johnny Menezes Alvarez
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Essa ação se articula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA, desenvolvido no âmbito do RAE e do Instituto de Psicologia. Realizado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos, o Programa teve inicio em 2008 em Oriximiná. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a educação, o patrimônio e a etnografia em Oriximiná/PA. O programa promove a interação entre saberes locais e acadêmicos e tem viabilizado uma perspectiva formadora tanto dos educandos quanto dos educadores, numa atenção circular da formação. A principal linha de ação se dá através de pesquisa-intervenção de construção coletiva da metodologia que vem sendo denominada “etnoeducação patrimonial”. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes num atravessamento com áreas acadêmicas (Antropologia, Psicologia, Educação) e os saberes locais que habitam o cotidiano dos atores de Oriximiná-PA. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que se dão no campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos acompanhamento sistemático dos processos coletivos de ensino aprendizado que vem ocorrendo. Faremos entrevistas abertas com os integrantes atuais e antigos, buscando compreender em que medida alcançamos nossos ideais de formação: autonomia, transversalidade, privilégio da experiência e dos processos e por fim aprender com e não sobre.
Palavras-chave
   Ensino-aprendizagem, práticas coletivas, Etnoeducação.
Público-Alvo
  Público interno - Grupo de estudo: graduandos da UFF, especialmente de Produção Cultural, Psicologia, Serviço Social, História e áreas afins, e Técnicos Administrativos. Público externo: - Grupo de estudos: membros da comunidade externa à UFF, sobretudo os da Secretaria de Educação e Cultura de municípios parceiros como Oriximiná sobre memória, patrimônio cultural, método de pesquisa-intervenção e educação; Atendimento Indireto: Alunos das escolas participantes dos projetos pilotos executados por meio do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná – PROEXT 2014.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   proeduc.orixi.uff@gmail.com www.patrimoniocultural.uff.br
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