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Escritório de Big Data: fase II (Meme Management)
Protocolo do SIGProj:   196169.937.83992.30012015
De:31/03/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGA - Instituto de Arte e Comunicação Social
Unidade de Origem
  GEC - Departamento de Estudos Culturais e Mídia
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto apresenta as bases para a implementação de um escritório-modelo lastreado em uma carteira de atividades referente a ações pontuais de inteligência, estratégia e monitoramento de mídias sociais e comunidades virtuais. O escritório-modelo, intitulado Escritório de Big Data, é especializado no planejamento de campanha, criação, mineração e tratamento de dados em larga escala, avaliação de métricas e análise de sites de redes sociais, incluindo monitoramento e gestão de marcas. Seu principal objetivo é extrair e tratar dados de mídias sociais para disponibilizá-los a pesquisadores e ao público em geral. O escritório é ação extra-curricular de extensão e pode incorporar carga horária de Atividades Complementares aos alunos integrantes de sua equipe de execução. Seus serviços poderão ser demandados gratuitamente por terceiros ou através de parcerias inter-institucionais, fundamentadas em ações de intercâmbio de expertises. O escritório-modelo serve a clientes externos e aos grupos de pesquisa conveniados, fornecendo tratamento de dados quantitativos em larga escala extraídos diretamente da internet. O projeto atuou, em sua primeira fase, em parceria com a ong Ação Educativa e a Fundação Wikimedia Internacional, junto ao Programa Catalisador do Brasil, diagnosticando e mapeando as redes de colaboradores que atuam na Wikipédia lusófona. A segunda fase do projeto tem o objetivo de mapear dados junto a outras comunidades, como Reddit, Buzzfeed e outras, com vistas a disponibilizar publicamente uma base de dados tratados para pesquisa sobre diferentes tipos de memes.
Palavras-chave
   big data, escritório-modelo, análise de redes sociais, comunidades virtuais
Público-Alvo
  O público-alvo imediato é composto por pequenos e médios empreendores, organizações sem fins lucrativos, personagens públicos interessados em otimizar sua imagem e alcance em plataformas sociais e/ou em desenvolver metodologias para aprimorar as dinâmicas de moderação de comunidades virtuais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato institucional para o projeto pode ser realizado através de seu coordenador, Viktor Chagas
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