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ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO NA DISCIPLINA FÍSICO-QUÍMICA DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA NO IFSP - CAMPUS CAPIVARI
Protocolo do SIGProj:   196065.962.224200.03022015
De:28/02/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Carla Dantas Midões
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CPV - Capivari
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto propõe a elaboração de estudos de casos e aplicação deste método de ensino na disciplina de Físico-Química no curso técnico do IFSP - Campus Capivari, buscando contribuir na aprendizagem de conceitos químicos envolvidos neste componente curricular e de habilidades essenciais na formação do profissional e cidadão. Buscando inspiração por meio de leituras de jornais, revistas e artigos científicos, serão elaborados casos envolvendo conceitos da disciplina de Físico-Química. Para a produção dos casos, será utilizado o trabalho “What makes a good case” (Herreid, 1998), apud Sá (2006), no qual podemos encontrar diretrizes para a elaboração de um “bom caso”. Os casos serão aplicados e estudados pelos alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Química na disciplina de Físico-Química, no segundo semestre do ano de 2015. Com intuito de orientar a resolução dos casos, serão elaboradas questões relevantes relacionadas aos mesmos e aos conteúdos envolvidos. Na construção das questões será considerado o Modelo Normativo do Processo de Tomada de Decisão, de Kortland (1996), o qual propõe etapas a serem cumpridas para auxiliar na elaboração de atividades escolares que objetivam a tomada de decisão. Para se identificar quais habilidades serão contempladas pela atividade, aplicar-se-á um instrumento declarativo de avaliação pelos alunos em função dos objetivos a serem alcançados. A frequência das respostas expressas em escala Likert será quantificada e indicada em porcentagem.
Palavras-chave
   ensino de Química, método de estudo de caso, processos de ensino e aprendizagem
Público-Alvo
  Alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Química
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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