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Educação Inclusiva e a formação do professor de Física (Cópia) 11-01-2011 (Cópia) 18-01-2012 (Cópia) 14-01-2013 (Cópia) 21-01-2014 (Cópia) 21-01-2015
Protocolo do SIGProj:   195964.937.28163.01022015
De:14/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Lucia da Cruz de Almeida
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGF - Instituto de Física
Unidade de Origem
  GFI - Departamento de Física
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa de Educação Inclusiva, instituído pelo MEC, visa, por meio de políticas públicas, garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. Para tanto, sinaliza que os sistemas de ensino regular devem se transformar em sistemas educacionais inclusivos. Essa transformação deve abarcar aspectos estruturais e culturais da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. No que se refere aos aspectos culturais, é necessária uma formação docente condizente com os princípios e metas da educação inclusiva. Todavia, na Licenciatura em Física da UFF essa temática não era contemplada. Assim, em 2007, no Instituto de Física, foi formado por docentes e licenciandos um grupo de estudos (GE) sobre educação inclusiva e ensino de Física. Os resultados alcançados pelo GE possibilitaram, a partir de 2010, a continuação de suas atividades como projeto de extensão, voltado para a produção de material pedagógico e o aprimoramento do fazer docente de professores de Física, de modo que saibam implementar planejamentos de ensino que levem em conta as diferenças individuais dos estudantes, incluindo, nas aulas de Física das classes comuns da rede regular, aqueles com deficiências sensoriais. Os resultados alcançados no projeto são disponibilizado na Internet (www.ensinodefisica.net), com o intuito de ampliar o acesso aos materiais pedagógicos produzidos e, consequentemente, contribuir para a consolidação da educação inclusiva no contexto escolar.
Palavras-chave
   educação inclusiva, formação do professor, ensino de Física, necessidades educacionais especiais, deficiências sensoriais.
Público-Alvo
  Licenciandos em Física; professores de Ciências e de Física, respectivamente, do 2º segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; aluno(a)s desses níveis de ensino, incluindo aqueles com NEE visuais e auditivas; professores e demais profissionais da educação especial.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   lucia@if.uff.br; www.ensinodefisica.net/formularionovo.htm.
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