«« Voltar
Assistência zootécnica aos criadores de cabras e ovelhas
Protocolo do SIGProj:   195906.955.8617.11032015
De:30/04/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Antonio Rodrigues da Silva
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICAT/CUR - Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas / CUR
Unidade de Origem
  CZOOTECNIA/CUR - Curso de Zootecnia/CUR
Resumo da Ação de Extensão
  A extensão universitária é uma forma de os alunos do curso de Zootecnia da UFMT, Campus de Rondonópolis, poder acompanhar os professores na orientação de aos criadores de pequenos ruminantes. Os criadores de cabras e ovelhas, por exemplo, nos últimos quatro anos vem sendo atendidos por projetos de ações de extensão da UFMT, de acordo com as demandas dos criadores assistidos pelo grupo. Em cada propriedade assistida as orientações são dadas para facilitar o manejo alimentar, sanitário e reprodutivo dos seus animais, com a supervisão e orientação dos professores da UFMT. A maiorias dos criatórios já vem adotando às tecnologias disponíveis, e isso vem contribuindo a redução da taxa de mortalidade, redução na incidência de doenças dos cascos, e melhor uso dos reprodutores com a adoção de estão de mota específica para cada rebanho. aumentando assim a oferta de produtos leite e carne. Neste sentido, os alunos extensionistas, devidamente treinados deverão continuar orientando os criadores de cabras e ovelhas quanto à escolha de animais para a reprodução, ao uso de alimentos específicos para cada fase da criação, no planejamento sanitário (controle estratégico de endo e ectoparasitos e higiene da ordenha) e na construção de instalações específicas para pequenos ruminantes.
Palavras-chave
   Caprinovinocultura, criação de cabras e ovelhas, assistência zootécnia, extensão universitária
Público-Alvo
  Pequenos produtores Rurais, criadores de caprinos e de ovinos, zootecnistas, veterinários, técnicos agropecuários, estudantes de zootecnia e de áreas afins.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Dr. Antonio Rodrigues da Silva Zootecnista/Professor Associado/ICAT Área: Reprodução Animal e Ezoognósia UFMT - Campus Universitário de Rondonópolis Grupo de Estudos Ampru (Ambiência, Manejo e Produção de Ruminantes) Contatos: Oi (66) 84086548 Tim (66) 81024722 Vivo(66) 96858815 UFMT(66) 34104078
«« Voltar