«« Voltar
UFPE ALIMENTAR - ANO IV
Protocolo do SIGProj:   195881.951.34210.30012015
De:28/02/2015  à  30/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Leandro Finkler
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAV - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA
Unidade de Origem
  NUTRIÇÃO - NÚCLEO DE NUTRIÇÃO
Resumo da Ação de Extensão
  O grande êxito da edição anterior faz com que haja a reedição deste projeto que visa ampliar ainda mais a orientação da comunidade através de ações que envolvam a cadeia produtiva de alimentos desde a produção de composto, preparo da terra, estruturação de sistemas de cultivo hidropônico, construção de equipamentos simples para processamento de alimentos. A amplitude do projeto deve-se ao caráter interinstitucional pois conta com a participação de profissionais que atuam no IPA-Vitória e ODIP-Gravatá. A característica de produtora de folhosas como coentro, cebolinha, rúcula, salsa e acelga, entre outras, confere a Vitória de Santo Antão ser um grande fornecedor de hortaliças para a CEASA. Contudo, alguns entraves como contaminação do solo e da água, seja pelo uso indiscriminado de defensivos agrícolas ou pelo uso inadequado de matéria orgânica na adubação, faz necessário a adoção de sistemas alternativos que possam atuar como substitutos dos procedimentos convencionais, até então utilizados. Neste sentido, vislumbra-se a possibilidade de somar as ações dos horticultores com a dos catadores de material reciclável do município e região para introdução de uma forma simples de produção de folhosas a partir de um conceito hidropônico. Importante relevância deve ser dada ao projeto, primeiramente, pelo apelo ambiental, face ao aproveitamento de recicláveis e, posteriormente, o apelo econômico, uma vez que a adoção da ideia permitirá a produção mesmo em tempos de chuva, quando as perdas podem chegar a 100%. Ao final do projeto, querer-se-á confraternizar a ação realizando uma feira para divulgação da atividade extensionista executada.
Palavras-chave
   arranjo produtivo local, segurança alimentar, reciclagem, horticultura, compostagem
Público-Alvo
  A promoção de cultivo de hortaliças em sistemas alternativos exigirá a participação da associação de catadores para confecção dos sistemas, das associações de produtores de hortaliças para adoção do sistema, da escola pública para atividades de conscientização, do instituto de pesquisa agropecuário para organização tecnológica e da universidade para estruturação da metodologia de divulgação do sistema de produção.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Leandro Finkler Centro Acadêmico de Vitória - UFPE Nucleo de Nutrição Rua do Alto do Reservatório, sn Bairro Bela Vista Vitória de Santo Antão - PE 55608-680 e-mail: leandro.finkler@gmail.com fone: 81 8643-6641
«« Voltar