«« Voltar
SuperAção: abordagem grupal como espaço terapêutico e de apoio às mães/família de recém-nascidos hospitalizados em unidade neonatal e alojamento conjunto (ANO II)
Protocolo do SIGProj:   195833.951.2589.28012015
De:19/03/2015  à  29/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Eliane Rolim de Holanda
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAV - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA
Unidade de Origem
  ENFERMAGEM - NÚCLEO DE ENFERMAGEM
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto acontece no Hospital Estadual João Murilo de Oliveira, localizado no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Contempla o atendimento às mulheres abrigadas na Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera, cujos filhos recém-nascidos encontram-se gravemente enfermos e hospitalizados em Unidade Neonatal, assim como, as puérperas/família/acompanhantes do setor de Alojamento Conjunto. Tem como objetivo geral implementar estratégias para promoção da saúde dos recém-nascidos em unidade neonatal e alojamento conjunto, instrumentalizando a autonomia das mães/família no processo de cuidado da criança. Desenvolve-se por meio de abordagens grupais, execução de oficinas e ações educativas, lúdicas, recreacionais, de lazer, trabalhos manuais, relaxamento, rodas de conversa e grupos de apoio. O processo avaliativo é contínuo e dar-se por meio da ação-reflexão-ação. A proposta vislumbra promover o intercâmbio entre estudantes, comunidade e instituição, integrando atividades didáticas e multidisciplinares. As linhas de atuação são a promoção da saúde, o estímulo ao aleitamento materno, o cuidado integral à saúde do recém-nascido, o vínculo afetivo familiar, a prevenção da morbimortalidade infantil, a redução dos eventos negativos decorrentes do processo de hospitalização e a geração de renda destinada a grupos em vulnerabilidade individual, social e programática. Espera-se, desta forma, contribuir com o processo de construção de uma assistência mais integral e humanizada nas áreas de Neonatologia e Saúde Materna.
Palavras-chave
   Aleitamento materno, Promoção da Saúde, Recém-Nascido, Criança Hospitalizada, Apoio Social
Público-Alvo
  O público-alvo será composto por mulheres abrigadas na Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera (CGBP) para acompanhamento de seus filhos recém-nascido hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN) e por puérperas/família/acompanhantes do setor de Alojamento Conjunto do Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), localizado no município de Vitória de Santo Antão-PE. Destaca-se que o HJMO já é referência em obstetrícia e realiza uma média de 200 partos por mês.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   E-mail da coordenadora do projeto: elianerolim@yahoo.com.br
«« Voltar