«« Voltar
“Uma intercessão entre a Clínica, a Filosofia e a Arte: a efetuação do pensar como acontecimento ─ a afirmação da vida em sua potência criadora”. (Cópia) 11-01-2015
Protocolo do SIGProj:   195611.938.73601.05042015
De:20/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Valéria do Carmo Ramos
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMS - Instituto da Saúde da Comunidade
Unidade de Origem
  MSS - Departamento de Saúde em Sociedade
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta inscreve-se a partir da ideia de transversalidade, tomada em três diferentes perspectivas. Uma, referida ao próprio campo da extensão e sua natureza. Interessa por tomá-la no limite de suas fronteiras. Aqui, no desdobramento de três focos: na sua indissociabilidade com os campos do ensino e da pesquisa; como canal de realização e problematização de políticas públicas e na sua potência de expansão de territórios culturais, sociais e subjetivos ─ sejam em relação a indivíduos únicos ou coletivos, inscritos em realidade local e/ou internacional. A intercessão com a pesquisa e o ensino propõe-se a funcionar como um possível dispositivo de inserção internacional de professores, estudantes e técnicos administrativos, podendo constituir-se numa efetiva oportunidade de intercâmbio acadêmico e técnico, de estudantes, em organizações internacionais de ensino e pesquisa, com as quais a UFF mantenha acordos de cooperação, bilaterais ou multilaterais (Diretoria de Relações Internacionais/UFF, 2013), com vistas à inovação tecnológica. Outra, na necessidade de operar a transversalização de campos conceituais e afectivos como um dispositivo de enfrentamento frente às imposições biopolíticas que o mundo contemporâneo se nos apresenta de modo jamais tão agudo. E uma terceira, implicada em transversalizar os diferentes projetos que, ao longo de alguns anos, vem sendo criados e operados junto à COPE e ao Instituto da Saúde Coletiva, buscando reafirmar a dimensão pública desta universidade ao pretender ressoar, junto à sociedade, o trabalho construído nos cursos de mestrado, finalizado em 1998, o de doutoramento em Filosofia, concluído em 2006, e o de pós-doutorado, em 2015.
Palavras-chave
   Pensamento, Corpo, Transversalidade, Biopoder, Ética.
Público-Alvo
  Em especial, aos estudantes dos cursos de Graduação, Extensão, Pesquisa e os do Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Bioética, do Instituto de Saúde Coletiva. E também aos dos cursos de Graduação, Extensão e Pesquisa dos Departamentos de Filosofia, Letras, Artes, Enfermagem e Direito. E a todos aqueles estudantes e profissionais interessados no tema.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato para a composição da equipe será através de convite pessoal, levando-se em conta experiências anteriores em projetos de extensão. O contato para a divulgação junto aos possíveis participantes será através da internet, e-mail , com o aproveitamento de mala direta de anos anteriores.
«« Voltar