«« Voltar
Saneamento em Pequenas Comunidades:Uma avaliação através da Bibliometria (Cópia) 17-01-2013 (Cópia) 01-02-2014 (Cópia) 05-01-2015
Protocolo do SIGProj:   195241.937.29274.06022015
De:31/03/2015  à  31/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Anna Virgínia Muniz Machado
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  TCE - Escola de Engenharia
Unidade de Origem
  TDT - Departamento de Desenho Técnico
Resumo da Ação de Extensão
  O Saneamento em pequenas comunidades não tem seguido os avanços que se tem obtido no atendimento à população urbana. Esse contingente populacional corre maior risco de contrair doenças infecciosas ou parasitárias, que são adquiridas principalmente pelo contato com o esgoto. O Brasil como signatário dos compromissos estabelecidos com os 'Objetivos de Desenvolvimento do Milênio', deve reduzir em 50% as pessoas sem acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário até 2015. Assim, dentro do papel da universidade de apoiar o desenvolvimento urbano e rural, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população, propõe-se esta ação no sentido de, utilizando-se de pesquisas e estatísticas bibliográficas e visitas a campo, reunir informações sobre as alternativas desenvolvidas para atendimento às comunidades de pequeno porte no Brasil, abordando também as alternativas tecnológicas, apresentação de experiências bem sucedidas, além de pesquisas aplicadas e desenvolvidas no meio acadêmico e em instituições.
Palavras-chave
   Bibliometria, Saneamento Rural, Saneamento Básico, Saneamento Ambiental
Público-Alvo
  O material desenvolvido estará disponibilizado para consulta por parte de profissionais e estudantes da área de engenharia sanitária e ambiental, prefeituras que possuam área rural, associações comunitárias e instituições que atuam na área de saneamento rural.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   annav.machado@gmail.com
«« Voltar