«« Voltar
Prevenção, Avaliação e Tratamento de Feridas no Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF. (Cópia) 03-01-2012 (Cópia) 04-02-2013 (Cópia) 12-02-2014
Protocolo do SIGProj:   195002.937.49183.05022015
De:31/03/2015  à  14/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Euzeli da Silva Brandão
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CME - Escola de Enfermagem
Unidade de Origem
  MFE - Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração
Resumo da Ação de Extensão
  O programa em questão tem como proposta desenvolver atividades assistenciais junto aos clientes, e de ensino junto aos profissionais e acadêmicos da área de saúde do HUAP/UFF. Estas visam a prevenção e o tratamento de feridas de diferentes etiologias, em especial, as úlceras por pressão, um problema recorrente no cotidiano da prática. Nesse, sentido, destaca a importância da avaliação personalizada do cliente, mediante a aplicação de escala de avaliação de risco (Escala de Braden) e de protocolos de tratamento. Para viabilizar a implementação dos instrumentos na instituição, torna-se necessária a atualização dos profissionais e acadêmicos envolvidos no atendimento ao cliente a nível ambulatorial e de internação. A prevenção de úlceras por pressão em clientes acamados e/ou cadeirantes, e o tratamento adequado de feridas de diferentes etiologias, poderão reduzir o tempo de hospitalização, os custos com o tratamento e principalmente o sofrimento do cliente e sua família. Trata-se de um Programa que teve início a partir de dois projetos de extensão elaborados em 2009: 1. Implementação da Comissão de Prevenção, Avaliação e Tratamento de Feridas do HUAP/UFF e; 2. Capacitando e atualizando profissionais de saúde, residentes e acadêmicos do HUAP/UFF para prevenir, avaliar e tratar de feridas. A Comissão foi implementada a partir da DTS nº 29 de 02.07.2009, iniciando o atendimento aos clientes hospitalizados e ambulatoriais, assim como a atualização dos profissionais, elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão e padronização de materiais. Em 2015, acrescenta-se um evento científico, a ser realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia.
Palavras-chave
   Enfermagem, Cuidado de enfermagem, avaliação, prevenção primária, feridas
Público-Alvo
  Clientes internados e em atendimento ambulatorial no HUAP/UFF com risco de desenvolvimento e/ou com feridas, seus familiares e cuidadores. Profissionais de saúde, residentes e acadêmicos de enfermagem e de medicina HUAP/UFF.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar