«« Voltar
FATA: Desenvolvimento de ferramentas interativas e personalizadas em ambiente de fábrica de software de alta tecnologia assistiva
Protocolo do SIGProj:   194882.955.10146.10022015
De:30/04/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Luciana Correia Lima de Faria Borges
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  IC - Instituto de Computação
Unidade de Origem
  Diretoria IC - Diretoria
Resumo da Ação de Extensão
  Esse projeto tem por objetivo fomentar no Instituto de Computação (LAVI-UFMT) uma estrutura de desenvolvimento de Alta Tecnologia Assistiva (FATA), a qual permite gerar soluções computacionais personalizadas que atendam a demanda de pessoas em reabilitação de saúde. Foca-se em uma estrutura com agilidade e flexibilidade para a produção de soluções, baseada no modelo de fábrica de software. Esse modelo permite o desenvolvimento de protótipos e na sua maturidade produtos de software de forma sistematizada na área de interação terapêutica, fomentando o aproveitamento do potencial criativo dos terapeutas e pacientes para a utilização da tecnologia computacional, na terapia de cada paciente, a qual apresenta um contexto específico. Amparando-nos no conceito de reuso de componentes de software, busca-se que as soluções computacionais produzidas sejam disponibilizadas para um público de terapeutas e pacientes cada vez maior, e ajustadas para cada situação e caso específico. Ao mesmo tempo, o conceito de fábrica permite que alunos de cursos de graduação em computação, engenharia elétrica e afins desenvolvam protótipos/produtos demandados pela sociedade. É explorada também a abordagem de Design Participativo para a concepção de cada solução personalizada. A riqueza de tal abordagem está na possibilidade de envolver ativamente os usuários finais em todo o processo de concepção da solução computacional, permitindo que tais usuários atuem na equipe como co-designers. Por esta abordagem, também alunos dos cursos de comunicação social ou afins, encontram espaço para aplicação dos conhecimentos providos pelo seu curso universitário.
Palavras-chave
   Reabilitação, Saúde, Software, Terapia Assistida por Computador, Design Participativo
Público-Alvo
  O público atendido pelos produtos desse projeto será pacientes e terapeutas de reabilitação, uma vez que receberão ferramentas tecnológicas adequadas para a necessidade especifica de cada paciente escolhido. Esse publico é atendido (para o paciente) e trabalha (para os terapeutas) no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa. Além desse público, temos os discentes dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação que terão a possibilidade prática e educacional de atuar diretamente no desenvolvimento de produtos de softwares de forma a atender a demanda tecnológica dos profissionais da saúde do Centro de Reabilitação, e avaliar os resultados desses produtos quando utilizados na terapia de cada paciente. Bem como os docentes pesquisadores que também se beneficiarão com o aprendizado construído para a concretização do projeto planejado e das necessidades a serem atendidas durante o percurso de cada etapa.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar