«« Voltar
Capacitação de docentes da rede pública na construção de jogos digitais e suas relações com a Educação Matemática
Protocolo do SIGProj:   194771.939.223468.09012015
De:14/03/2015  à  14/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Thiago Schumacher Barcelos
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  GRU - Guarulhos
Resumo da Ação de Extensão
  Crianças e adolescentes que atualmente frequentam o ensino fundamental e médio estão em contato com diversos dispositivos computacionais, tais como telefones celulares, tablets, computadores e videogames, e dessa forma têm ao menos algum grau de envolvimento na cultura digital. Porém, frequentemente o nível de envolvimento dos alunos com a tecnologia é maior do que a de seus professores; dessa forma, surge a necessidade de iniciativas de formação docente em serviço para que seja possível efetivamente explorar as possibilidades trazidas pelo uso da tecnologia no ensino. Nesse contexto, este projeto de extensão propõe o desenvolvimento e oferecimento de uma capacitação em ferramentas de software para construção de jogos digitais como uma estratégia didática para o ensino de Matemática. A capacitação se apoia em resultados recentes de pesquisa que mostram que a construção de jogos digitais surge como uma estratégia motivadora e significativa para os alunos. Além de competências e habilidades relacionadas à Computação (denominadas como Pensamento Computacional), a literatura indica que tal estratégia permite a apresentação e o reforço de tópicos de Matemática de forma contextualizada. No escopo do projeto propõe-se o envolvimento de alunos na definição e validação de atividades a serem oferecidas na capacitação e seu posterior oferecimento a professores da rede pública dos municípios de Guarulhos e São Paulo. Seus resultados serão ainda socializados em eventos de divulgação científica promovidos pelo campus e por meio da publicação de artigos científicos.
Palavras-chave
   jogos digitais, Educação Matemática, Pensamento Computacional
Público-Alvo
  A capacitação a ser desenvolvida e oferecida por meio deste projeto de extensão tem como público-alvo docentes que atuam na rede pública de ensino (estadual e/ou municipal) com o ensino de Matemática e que tem interesse na aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) juntamente com estratégias de ensino inovadoras.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Coordenadoria de Extensão - Campus Guarulhos Av. Salgado Filho, 3501 - Tel: (11) 2304-4254
«« Voltar