«« Voltar
O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas: Colocando em Prática
Protocolo do SIGProj:   194496.792.20707.15122014
De:02/03/2014  à  02/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Flavia Zechineli Fernandes Bastos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  GAB/DIR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de extensão tem como principal objetivo otimizar a aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática. Para tanto, apresentamos a Resolução de Problemas vista como metodologia de ensino e propomos a realização de um curso (tipo nivelamento/reforço) utilizando esta metodologia, no qual pretendemos trabalhar os principais conceitos da Matemática para o Ensino Fundamental. Em particular, quando abordarmos o ensino de Funções, realizaremos um trabalho mais detalhado onde será aplicada uma sequência didática, cuidadosamente preparada, e uma análise dos resultados será feita sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. A perspectiva é produzir, ao final, um artigo científico com os dados coletados quanto ao ensino de funções.
Palavras-chave
   Ensino, Matemática, Resolução de Problemas
Público-Alvo
  Alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas da Cidade de Campo Grande (MS).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Willy - INMA / UFMS
«« Voltar