«« Voltar
A cozinha brasileira e suas raízes
Protocolo do SIGProj:   194293.937.198095.05022015
De:22/03/2015  à  22/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana de Souza Lima
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  FTH - Faculdade de Turismo e Hotelaria
Unidade de Origem
  STT - Departamento de Turismo
Resumo da Ação de Extensão
  A gastronomia enquanto costume de cada povo está relacionada à arte de preparar alimentos à sua cultura vinculada à sua religiosidade, classe social, etnia, localização geográfica e o que cada lugar tem como alimento típico e a influência sofrida. Com isso a gastronomia é cada vez mais, uma fonte de conhecer a cultura de um povo e por meio do turismo ela tem se tornado como uma opção de atrativo turístico-cultural de determinados destinos, favorecendo assim a atividade turística em vários lugares. No Brasil ela é cada vez mais utilizada como ferramenta turística no anseio de manter a identidade de uma comunidade por meio de seus costumes gastronômicos que são bem variados de uma região para outra. A metodologia a ser utilizada neste projeto será baseada na vivência, observação, investigação das realidades da cozinha brasileira, sua origem e toda sua complexidade. Os componentes curriculares incluirão resumidamente a formação da Cozinha Brasileira, as viagens pelo Brasil, os tópicos especiais da Cátedra Câmara Cascudo. Aliando teoria, aulas práticas e vivências, o projeto ultrapassará as barreiras do espaço físico do laboratório e da sala de aula e estimulará uma reflexão mais ampla, proporcionando a oportunidade de construção crítica do conceito de cozinha brasileira. Espera-se que os participantes deste projeto façam pesquisas sobre a temática escolhida, desenvolvam técnicas de preparo de alimentos e pratos típicos, aprendam a organizar e executar todas as fases de um evento gastronômico, sempre orientados pelos professores responsáveis.
Palavras-chave
   Gastronomia Brasileira, Cultura, História do Brasil, Turismo Gastronômico
Público-Alvo
  As atividades atingem, diretamente, os alunos do Curso de Tecnologia em Hotelaria e de Turismo em relação às pesquisas e aulas a serem realizadas, bem como todos os discentes da UFF que se propuserem a participar do projeto. Além disso, atinge de maneira indireta, toda a comunidade acadêmica que inclui docentes, técnico administrativo e operacional, bem como a população externa à instituição que visitarem a XX Semana de Extensão da UFF. Nesta ocasião, serão convidados profissionais que atuam nos setores de hotelaria, turismo e gastronomia; agências e operadoras de turismo; funcionários de órgãos públicos da área de turismo; hotéis, pousadas e similares, proprietários de restaurantes e todos os interessados em identificar a gastronomia como ferramenta turística ou conhecer mais sobre a cultura brasileira.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Turismo e Hotelaria. Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis- Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói - RJ, 24210-000. Telefone: (21) 2629- 7806. Sala da Pós-Graduação localizada no 3º andar do Bloco H, URL da Homepage: http://www.uff.br/ ou http://www.proex.uff.br/projetos.php
«« Voltar