«« Voltar
Psicanálise e Civilização: os escritos sociais de Sigmund Freud e seus efeitos em campos de atuação e na Psicologia Social Brasileira.
Protocolo do SIGProj:   194036.955.121258.15122014
De:01/03/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Aparecida Morgado
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  IE - Instituto de Educação
Unidade de Origem
  DPSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto enfoca efeitos dos escritos sociais de Sigmund Freud em campos de atuação na sociedade brasileira, na Psicologia Social e nas Ciências Humanas. Destina-se a estudantes universitários, a profissionais das áreas jurídica, de saúde, de educação, de assistência social, de artes em geral e à comunidade extra-UFMT interessada. Como se sabe, os escritos de Sigmund Freud, além de criar a nova profissão de Psicanalista, produziram e vêm produzindo uma verdadeira revolução na esfera do conhecimento humano e em suas aplicações. A Educação de crianças com necessidades especiais, por exemplo, é uma das áreas em que a Psicanálise intervém com muito sucesso. Na articulação entre pesquisa e extensão, o estudo da Psicanálise também pode produzir resultados acadêmicos, científicos e culturais de grande relevância. No campo da magistratura, a articulação entre Direito e Psicanálise tem sido cada vez mais presente, quer seja nas avaliações solicitadas por magistrados à psicanalistas, quer seja na Associação dos Magistrados Brasileiros que tem grupo voltado à aplicação da Psicanálise ao Direito. No campo acadêmico da Pós-Graduação stricto sensu, existe pelo menos um núcleo de estudos denominado 'Psicanálise e Sociedade', no programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP. Esse núcleo é procurado por psicólogos que trabalham em instituições, psicanalistas e educadores, dentre outros. Neste projeto pretende-se apresentar um conjunto de textos bibliográficos que ajudem estudantes e profissionais das diversas áreas a compreender o papel que o inconsciente, a sexualidade infantil e as pulsões de vida e de morte exercem sobre as ações humanas individuais e grupais.
Palavras-chave
   Psicanálise, Civilização, Sociedade, Psicologia Social
Público-Alvo
  Destina-se a estudantes universitários, a profissionais das áreas jurídica, de saúde, de educação, de assistência social, de artes em geral e à comunidade extra-UFMT interessada.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   E-mail: curso.psi.civ.ufmt@gmail.com Facebook: Curso Psicologia e Civilização UFMT Responsáveis: Rodrigo, Gustavo Fone: (Sala 08-IE/UFMT): (65) 3615-8449
«« Voltar