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A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA ESCOLA NOVA (1930-1970)
Protocolo do SIGProj:   193655.846.3487.12122014
De:31/12/2014  à  29/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Silvia Helena Andrade de Brito
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  GAB/CCHS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto elege como objeto de investigação as propostas para a organização do trabalho didático de Fernando de Azevedo (1894-1974), formuladas e discutidas na primeira metade do século XX, como parte do amplo debate que conclamava, fundamentalmente, a necessidade de uma ampla reforma educacional no Brasil. Nessa perspectiva, e visando examinar de forma a mais ampla possível as proposições de organização do trabalho didático que foram construídas durante esse momento histórico, este projeto é parte de um pesquisa interinstitucional que abrangerá os seguintes autores: 1. Anísio Spínola Teixeira; 2. Fernando de Azevedo; 3. José Bento Renato Monteiro Lobato; 4. Manoel Bergström Lourenço Filho; 5. Paschoal Lemme e 6. Sud Mennucci. Para tal, a pesquisa vai considerar os três aspectos que compõem a categoria analítica organização do trabalho didático, quais sejam: a relação educativa, a mediação dos recursos didáticos e o espaço físico. Assim, será realizado o balanço da bibliografia produzida sobre Fernando de Azevedo (fontes secundárias) e o levantamento de documentos e de sua obra (fontes primárias) em centros de documentação, bibliotecas, institutos e arquivos. A análise deste material será realizada considerando dois eixos, afins porém distintos: a dialética entre o que é universal e determina o movimento renovador, a configuração da sociedade capitalista no Brasil, neste momento histórico e, em seu interior, a questão educacional; e, neste processo, qual o conteúdo e as especificidades da proposta azevediana. É nesse veio que o presente projeto pretende trabalhar, visando mais de perto a história da educação no Brasil.
Palavras-chave
   Fernando de Azevedo, Escolanovismo, Trabalho didático
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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