«« Voltar
Programa de Alfabetização e Leitura
Protocolo do SIGProj:   193368.937.49998.06022015
De:31/12/2014  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Edith Ione dos Santos Frigotto
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  O PROALE realiza, anualmente, desde 1991, data de sua criação, um conjunto de ações orientadas principalmente para o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas a alfabetização, letramento, leitura, escrita e literatura. Tais ações são de natureza diversa, e a ênfase se dá no oferecimento periódico e sistemático de cursos de extensão. A abertura do Programa como um espaço de circulação e empréstimo de materiais variados de leitura, especialmente de livros de literatura para crianças e jovens, é o que lhe empresta dinamismo e capacidade de congregar ações leitoras. Além disso, o Programa vem adquirindo importância na vertente de ensino tanto de graduação quanto de pós-graduação (em Educação e Letras, principalmente), uma vez que seu acervo é utilizado nessas instâncias. Na vertente de pesquisa, o PROALE vem-se destacando, uma vez que mantém ativos dois grupos de pesquisa referendados pelo CNPq. Com suas ações interinstitucionais, o PROALE amplia sua inserção social e visibilidade para além dos muros da Universidade, também garantidas pela publicação da revista Sede de Ler, nas versões online e impressa, e pela realização de Encontros Estaduais / Seminários.
Palavras-chave
   formação do leitor, alfabetização e letramento, literatura infantojuvenil, aprendizagem da leitura e escrita, formação continuada de professores
Público-Alvo
  Profissionais da Educação e de áreas afins; estudantes de graduação e pós-graduação de Educação, Letras e áreas afins. Estimam-se os seguintes quantitativos: 1. cerca de 950 usuários do Programa que fazem uso de seu acervo por meio de empréstimo; 2. cerca de 100 participantes nos cursos de extensão oferecidos; . Desse modo, o número total de usuários/participantes das ações do PROALE é estimado em 1.050.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Site: www.uff.br/proale Telefone: (21) 26292644 E-mail: proale@vm.uff.br
«« Voltar