«« Voltar
Diagnóstico e Prevenção de Enteroparasitoses: integrando ensino, pesquisa e extensão no município de Niterói, RJ (Cópia) 01-12-2014
Protocolo do SIGProj:   193049.937.54176.12022015
De:31/03/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana Pittella Sudré
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMB - Instituto Biomédico
Unidade de Origem
  MIP - Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Resumo da Ação de Extensão
  As parasitoses intestinais representam um grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos, onde a frequência está relacionada a fatores ambientais, socioeconômicos e condições de saneamento básico. A educação em saúde tem um importante papel no processo de intervenção para o controle das parasitoses intestinais, pois é um meio de compartilhar e produzir novos conhecimentos/saberes/praticas, ampliando o papel do sujeito em seu próprio processo de vida, de escolhas, de maior autonomia. Tendo esta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo a realização de práticas de vigilância em saúde (como p.ex., exame coproparasitológico, estudos de prevalência de agravos, percepção de riscos nos territórios e etc), dentro de um território de responsabilidade sanitária de unidades de primeiro nível da rede de atenção à saúde. Desta forma, contribuindo tanto para a formação de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da rede de saúde e educação, como também produzindo informação em saúde para os territórios. Além disso, serão realizadas intervenções educativas envolvendo os indivíduos atendidos pelo projeto, as quais serão desenvolvidas nas formas de palestras, oficinas e atividades lúdicas. Acredita-se que estas intervenções possam contribuir na melhoria da qualidade de vida e consequentemente na melhoria da saúde dessa população. Dessa forma eles poderão atuar como disseminadores do conhecimento adquirido para outros membros de sua família e da comunidade em geral. Ressalta-se também que o envolvimento de alunos de graduação de diversos cursos da área de saúde na execução das atividades extensionistas, irá contribuir para uma formação mais completa e mais humanista destes profissionais.
Palavras-chave
   enteroparasitoses, educação em saúde, prevenção, diagnóstico
Público-Alvo
  - População da área de abrangência dos diferentes cenários, sendo estes: escolas (públicas e privadas) e organizações da sociedade civil (movimentos sociais, ONGs, organizações comunitárias, etc). - Alunos de Graduação de Medicina, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Nutrição e outros cursos que venham a ser incorporados. - Professores de cursos de graduação de medicina, ciências biológicas, medicina veterinária, farmácia e nutrição. - Profissionais de Serviços de Saúde e de outros serviços públicos e funcionários das instituições visitadas. É importante destacar que o quantitativo do público atendido pode variar ao longo do projeto, em virtude das diferentes ações desenvolvidas e da interação entre os participantes, sendo difícil prever com exatidão um número de sujeitos atendidos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   asudre@id.uff.br Rua professor Ernani Melo 101, sala 212-D, Instituto Biomédico - UFF tel: 26292425
«« Voltar