UMA PROBLEMATIZAÇÃO DE DUAS TEORIZAÇÕES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM UM GRUPO DE TRABALHOQUE ANALISA PRODUÇÕES DE SALA DE AULA
Protocolo do SIGProj: 192949.847.193455.30112014
De:31/01/2014 à 15/12/2015
Instituição
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
Almejamos nos colocar em marcha em caminhos desconhecidos sobre conhecimentos necessários à prática do professor de matemática, com foco no conhecimento matemático. Esses caminhos serão construídos por meio de dois objetivos: 1) problematizar duas teorizações que tratam de conhecimentos de professores que ensinam matemática: Matemática do Professor de Matemática (MPM) (Lins, 2006) e o Quartet Knowledge (KQ) (Rowland, 2011); 2) investigar o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e participam de um grupo de trabalho que analisa produções de salas de aula de matemática. Para tanto, realizaremos nossas produções de dados e analises baseando, principalmente, nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos.
Palavras-chave
Matemática do Professor de Matemática, Quartet Knowledge
Público-Alvo
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato