«« Voltar
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS COLEÇÕES DE GEOCIÊNCIAS DOS ESPAÇOS MUSEAIS
Protocolo do SIGProj:   192784.1005.222091.17042015
De:09/01/2015  à  12/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  RESUMO O estado do Mato Grosso do Sul possui uma rica geodiversidade entre formações geológicas e fósseis, ainda pouco conhecidas, consequentemente, pouco valorizadas e que ainda sofre risco de destruição. Diante do exposto, a relevância desta proposta de trabalho pode ser justificada pela importância atribuída ao Patrimônio geológico móvel e arqueológico - salvaguardado e exposto em museus - como fator de conservação dos patrimônios gelógicos locais, regionais e nacionais, assim como recurso para os processos formativos de professores, nas áreas de ensino de ciências e educação ambiental/patrimonial, no âmbito da Capital de Mato Grosso do Sul. Diante da constatada carência de espaços museais com acervos de geociências e do risco que estes patrimônios sofrem na região Centro-Oeste, em especial em Mato Grosso do Sul, entende-se necessário levantar os espaços que realizam ações educativas quanto às geociências, identificando suas funções e práticas de ensino. Com este trabalho objetiva-se identificar como os professores e acadêmicos dos últimos anos de pedagogia, futuros professores de ciências do ensino fundamental de escolas de Campo Grande – MS percebem, ou mesmo, utilizam os museus que possuem acervo de geociências, presentes na capital do estado de Mato Grosso do Sul, como recursos didático-pedagógicos para o ensino de geociências e de educação ambiental/patrimonial.
Palavras-chave
   Formação de professores, Ensino de Ciências, Educação ambiental, Museus
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar