«« Voltar
Uma História para Formação de Professores de Matemática em Paranaíba
Protocolo do SIGProj:   192749.847.4483.29112014
De:28/02/2014  à  29/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Natalia Cristina da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender e compor cenários históricos de como se deu, até a década de 1990, a formação de professores que atuaram no ensino de Matemática na cidade de Paranaíba – MS. Esse estudo se situa no campo da História da Educação Matemática. Salienta-se que histórias são construídas a partir de resíduos de um passado não mais alcançável, sempre situados no presente, cabendo-nos uma articulação de passado e presente na produção de significados. Para atingir o objetivo se desenvolverá uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentados na História Oral enquanto metodologia de pesquisa, pois esta visa a construção de fontes historiográficas de modo a compreender a formação matemática a partir de quem vivenciou esse processo. Serão utilizadas não só as fontes orais, na forma de depoimentos de professores de Matemática que atuaram na região, como também possíveis documentos escritos, fotos, entre outros.
Palavras-chave
   História Oral, Formação de Professores de Matemática, Paranaíba
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar