«« Voltar
Produção de texto: o resgate de um gênero em extinção
Protocolo do SIGProj:   192665.847.197811.28112014
De:31/12/2013  à  29/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana Marques de Lima Souza
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Em razão do descompasso entre a produção escrita real e a esperada dos alunos na série final do ensino fundamental I( 5º ano) e considerando a responsabilidade da escola diante desse descompasso, esta pesquisa se justifica, já que seu objetivo pé compreender, analisar e interpretar o processo de produção textual desses alunos. Trara-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, interacionista e intervencionista, cujos procedimentos metodológicos partiram de sequências didáticas desenvolvidas por meio de oficinas de leitura e produção textual, totalizando vinte e seis horas-aulas de trabalho. Como suporte teórico, elegemos para discussões de linguagem e língua, gênero, texto e produção textual: Geraldi (2003,1993,1984), Marcuschi (2011,2005,2002,2001), Carvalho (2004), Koch (2002,2000), entre outros; para discutir sequência didática, utilizamos os textos de Zabala(1998) e Schneuwly e Dolz (2004). O corpus constitui-se de textos do gênero carta pessoal, produzidos por alunos do 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola da rede pública municipal de Três Lagoas/MS, e com carta do leitor que será trabalhada posteriormente. Embora parciais, os resultados apontam que o trabalho com sequência ddiática, no processo de produção textual, desperta a atenção do aluno para a leitura, discussão, produção, análise linguística, autocorreção e reescrita de seu texto em um trabalho que traz, para a sala de aula, a ludicidade e a curiosidade, já que foi feito o uso de gibis, revista com atividades de caça palavras, cruzadinha, decifre o código, entre outras, e cartaz, em busca de construção de competências necessárias para se tornarem produtores autônomos em futuro próximo.
Palavras-chave
   Prática de produção de texto, gêneros interacionais epistolares, sequência didática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar