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Ressignificação da prática pedagógica: uma investigação com professores de Matemática inseridos em um grupo de estudos
Protocolo do SIGProj:   192649.847.211152.30112014
De:31/07/2014  à  27/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Cristiane Trombini Bispo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa de mestrado, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e tem o objetivo investigar elementos de ressignificação da prática docente de professores de Matemática presentes nas formas de organização do ensino praticadas em um grupo de estudos. O lócus da coleta de dados se estabelece em encontros semanais de um grupo constituído pela pesquisadora com mais quatro professores de Matemática da Educação Básica, que tem como finalidade fomentar ações voltadas à organização do ensino, fundamentadas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino desenvolvida por Manoel Oriosvaldo de Moura, para apoio aos enfrentamentos das necessidades surgidas na prática docente. O referencial teórico e metodológico adotado tem por base os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural - Vigotski e colaboradores -, mais especificamente a Teoria da Atividade de Leontiev. Vislumbramos que os resultados desta pesquisa poderão contribuir para auxiliar aos professores na superação de possíveis dificuldades vivenciadas em sua prática pedagógica, podendo operar mudanças na organização do ensino destes e na própria organização dos processos de formação continuada.
Palavras-chave
   Teoria da Atividade, Formação de Professores de Matemática, Ressignificação da Prática Docente
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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