«« Voltar
Estudos sobre Números Racionais com um Grupo de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Protocolo do SIGProj:   192622.847.222044.30112014
De:31/07/2014  à  15/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Keyla Ribeiro de Andrade
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa trata da mobilização de registros de representação semiótica de números racionais. Tem como objetivo analisar como professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, em formação continuada, desenvolvem atividades matemáticas sobre representações semióticas de números racionais, visando identificar possibilidades de abordagens do tema em sala de aula. Para fundamentarmos nossas análises, escolhemos como referencial teórico a Teoria de Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, articulada ao modelo teórico de Shulman. Para o seu desenvolvimento, realizaremos sessões de estudos com o grupo de professores participantes, por meio de um conjunto de atividades sobre números racionais, que permita investigar a mobilização de registros de representação semiótica, envolvendo tratamentos e conversões nos anos finais do Ensino Fundamental. Esperamos contribuir para a formação de professores, bem como despertar novos olhares no processo de ensino de matemática dos números racionais.
Palavras-chave
   Ensino de números racionais, Teoria de Registros Representação Semiótica, Anos finais do Ensino Fundamental.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar