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INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E A INCLUSÃO: A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA POLÍTICA DE INCLUSÃO DO GOVERNO FEDERAL E SUA MATERIALIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LADÁRIO - MS
Protocolo do SIGProj:   192601.847.221793.29112014
De:04/08/2014  à  04/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Messias Rondon
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  RESUMO: Essa pesquisa tem como objetivo compreender como o Município de Ladário MS vem garantindo a matrícula de crianças com deficiências no ensino regular a partir das políticas de inclusão do governo federal e quais impactos dessa realidade para o cuidar e o educar dessas crianças.O período de Estudo deste trabalho delimita-se a partir de 2003, ano em que se oficializa a política de inclusão escolar para a educação Infantil através da coleção Educação Infantil: saberes e práticas de inclusão lançado em nosso país pelo MEC. Para a consecução do presente estudo, adotar-se-á o estudo quali-quantitativo, para respaldar o trabalho ora proposto.(1) No aspecto qualitativo, dialogar-se-á com os autores que realizaram pesquisas similares e que se preocuparam com o tema em questão, definindo conceitos tais como, educação infantil, criança com deficiência e política de inclusão, além de analisar a legislação que trata do assunto em perspectiva histórica. (2) Ainda no aspecto qualitativo, far-se-á um levantamento sobre os documentos produzidos pelos governos federal, estadual, e pela secretaria municipal de educação do município com o intuito de verificar o movimento e a articulação entre essas políticas frente ao processo inclusivo de crianças com deficiência. (3) Pretende-se analisar os planos de ações do Núcleo de Educação Inclusiva deste município, e os trabalhos realizados para atender as crianças com deficiência da Educação Infantil. (4) Os microdados disponibilizados pelo banco de dados do Censo Escolar do Ministério da Educação, serão instrumentos fundamentais para o levantamento do quantitativo do público foco desta pesquisa.
Palavras-chave
   educação infantil, políticas inclusivas, criança com deficiência
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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