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O gênero carta de leitor como possibilidade didática de ensino de língua portuguesa
Protocolo do SIGProj:   192570.847.198311.28112014
De:31/07/2013  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Neusa Helena Mantovani Baldissera
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Nesta pesquisa, adotamos uma proposta de ensino da língua portuguesa respaldada nas Ciências da Linguagem e nas Didáticas da Língua, com o objetivo de construir uma sequência didática, a partir da qual propomos um conjunto de ações que evidenciam o desenvolvimento de capacidades da linguagem, dirigidas para o ensino da leitura, interpretação e produção de texto em uma turma do 5º ano de escolaridade. Assumimos o texto como objeto empírico, que se encontra materializado nos gêneros. Compreendemos que o estudo de um gênero perpassa as singularidades estáveis para atingir a amplitude de sua dinamicidade, ganhando, pois, significado no uso, quando tratado como ferramenta interpretativa e construtiva. Assim, evidenciamos nosso objeto de análise, o gênero carta de leitor, um texto do âmbito jornalístico, que circula na sociedade, um modo de exercício social. A sequência didática é um instrumento de didatização das ações docentes e sua estruturação permite a condução metodológica de atividades de linguagem a partir de um dado gênero, não sendo essa condução estável, mas programável e avaliável, diante das necessidades e potencialidades da turma. Trata-se de um estudo respaldado teórica e metodologicamento no âmbito da Linguística Textual, inserido no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, privilegiando os pressupostos de Bronckart (2006, 2008, 1997/2012), Scheneuwly (1998), Scheneuwly (1998, 2004, 2011), sem nos descurar dos contributos de Marcuschi (2008), Coutinho (2003), Machado (1998, 2000, 2004), Machado & Cristóvão (2006) ora teórica ora metodologicamente.
Palavras-chave
   Interacionismo Sociodiscursivo, carta de leitor, sequência didática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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