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Sociedade Brasileira de Educação Matemática do estado de Mato Grosso do Sul: criação, atuação e (des)articulações com a formação/prática de professores de Matemática.
Protocolo do SIGProj:   192541.847.85587.29112014
De:31/07/2014  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Nathalia Teixeira Larrea
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de criação e atuação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no estado de Mato Grosso do Sul (SBEM-MS) em seus movimentos de (des)articulação com a formação/prática de professores de Matemática, inserindo-se no campo da História da Educação Matemática. Para isso, o posicionamento historiográfico adotado refere-se ao estudo do homem no tempo vivendo em comunidade. Entende-se por História o diálogo entre o passado e o presente em que o historiador, estando no presente, faz questionamentos para a construção de um passado. Essa pesquisa é de carácter qualitativo e tem como metodologia a História Oral que objetiva a construção intencional de fontes historiográficas mediante situações de entrevistas. Para constituir o cenário de criação e atuação dessa sociedade, essa investigação será baseada em relatos de pessoas que vivenciaram esse processo, juntamente com fontes documentais disponíveis em acervos pessoais e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Esse estudo pretende contribuir com a compreensão de como a questão da formação de professores vem sendo tratada por essa sociedade e como se dá a articulação de uma comunidade de educadores matemáticos no estado.
Palavras-chave
   Formação de Professores, História Oral, Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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