«« Voltar
Reflexões da prática docente de um professor de Matemática em uma perspectiva colaborativa.
Protocolo do SIGProj:   192492.847.19524.27112014
De:05/03/2014  à  28/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Nickson Moretti Jorge
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com vista à formação continuada do professor de Matemática para a Educação Básica, esta pesquisa tem por finalidade realizar um estudo reflexivo da prática docente de um professor de matemática inserido em um grupo com perspectiva colaborativa. Temos como questão norteadora: Como um grupo em perspectiva colaborativa pode subsidiar um professor a refletir sobre sua prática docente? Como referencial teórico e metodológico, utilizaremos a pesquisa colaborativa de Ibiapina (2008), que busca fortalecer o diálogo entre a universidade e a escola, possibilitando aos professores da Educação Básica repensarem suas práticas pedagógicas nas aulas de Matemática. Adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizaremos como instrumentos para coleta de dados os planejamentos das aulas, observação da prática docente em sala de aula, entrevista individual e observação reflexiva das reuniões do grupo. Esperamos que ao término dessa pesquisa possamos ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar o desenvolvimento de ações escolares voltadas a Educação Matemática.
Palavras-chave
   Formação Continuada, Reflexão, Grupo colaborativo, Observatório da Educação.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar