«« Voltar
Sorriso pantaneiro 2015: atençao básica em Odontologia na comunidade ribeirinha do Passo do Lontra
Protocolo do SIGProj:   192480.934.474.29112014
De:28/02/2015  à  29/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Luiz Massaharu Yassumoto
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAODO - Faculdade de Odontologia
Unidade de Origem
  GAB/FAODO - Gabinete do Dirigente
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto de Extensão 'Sorriso pantaneiro 2015: atenção básica em Odontologia na comunidade ribeirinha do Passo do Lontra, visa integrar a UFMS/Faodo com uma comunidade em situação de vulnerabilidade social e carente de qualquer recurso de assistência a saúde, associando o ensino técnico-científico com a realidade social e econômica da região. Esse projeto busca atender o paciente, em sua totalidade (bio-psicossocial) como representante da comunidade, de uma realidade social, devendo sua autonomia (vontade) ser respeitada. Por ser de caráter transdisciplinar permite ao acadêmico uma profunda reflexão das práticas e políticas de saúde pública. A experiência com comunidades menos favorecidas do ponto de vista socio-econômico proporcionará ao acadêmico um amadurecimento como cidadão, além do aperfeiçoamento profissional possibilitando assim a criação de novos cenários de prática. A comunidade ribeirinha será atendida por uma equipe de acadêmicos do último ano do curso de Odontologia sob orientação de um professor. A Base de Estudos do Pantanal possui dois consultórios odontológicos já instalados, geladeira, instalçoes de apóio como mesas, cadeiras e sala de espera. De acordo com o cronograma estão programados 8 módulos de atendimento, compreendendo sábado, das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 hs e sábado, das 7:30 às 11:30 hs. Cada aluno participará de um módulo de atendimento de 20 horas, contendo atividades educativas e curativas voltadas a atenção básica em Odontologia.
Palavras-chave
   prevenção e promoção em saúde bucal, restauração, periodontia, adequação do meio bucal
Público-Alvo
  Todos os indivíduos, independente da faixa etária, residentes na localidade do Passo do Lontra, fazendas adjacentes e visitantes que necessitem de atenção básica odontológica e que estejam na Base de Estudos do Pantanal nos períodos previamente divulgados.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A primeira visita do ano, ainda no mes de fevereiro, é realizada com o intuito de um maior contato com a comunidade ribeirinha , conversando com os mesmos e entregando em mãos um folheto com as datas e horários do atendimento odontológico, bem como, a fixação de cartazes, em locais de circulação de maior volume de pessoas da comunidade.
«« Voltar