«« Voltar
Redes Discursivas Sobre a História da Matemática, Presentes em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio
Protocolo do SIGProj:   192474.847.3494.28112014
De:30/11/2014  à  27/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  João Danival Gil Campos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho tem como objetivo compreender quais discursos são movimentados a partir de algumas propostas de apresentação da História da Matemática e do uso didático da mesma, presentes nos Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio. A construção dos dados será por meio da análise dos Livros Didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2015. Para a análise dos dados apoia-se na Análise do Discurso, na perspectiva de Michael Foucault, como referencial teórico-metodológico. Busca-se descrever os enunciados para compreender como esses discursos, tecerão essa rede discursiva que compreendemos ser o Livro Didático de Matemática do Ensino Médio. Com este trabalho pretende-se contribuir para um olhar crítico sobre os livros didáticos, com novas discussões no meio acadêmico, bem como promover reflexões sobre o currículo de matemática no Ensino Médio.
Palavras-chave
   Análise do Discurso, História da Matemática, Livro Didático do Ensino Médio
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar